O que é WMS?

por | jul 22, 2022 | WMS | 0 Comentários

O WMS é a sigla para Warehouse Management System (Sistema de Gerenciamento de Armazém) é um software construído para otimizar os processos de recebimento, armazenamento, distribuição, dentro da cadeia de suprimentos de uma empresa.

Essa solução permite que as empresas monitorem suas operações em tempo real, desde o fornecimento de matérias-primas até o atendimento de pedidos.

Em outras palavras, o WMS pode ajudá-lo a gerenciar todos os tipos de fluxos de bens e serviços em uma complexa rede de cadeia de suprimentos.

O objetivo é otimizar e agilizar toda a cadeia de suprimentos desde o início, para que seus armazéns sejam usados ​​da maneira mais eficiente possível.

O WMS também pode ser conectado e integrado a outros tipos de softwares, como ERP’s por exemplo, para que os processos da empresa sejam todos unificados.

O WMS geralmente utiliza a leitura de código de barras e/ou captura de dados RFID, usando terminais móveis sem fio para processamento de informações em tempo real e por meio dos quais os funcionários do armazém recebem atribuições de trabalho.

Principais ferramentas de um WMS

As ferramentas principais de um sistema de gerenciamento de armazém, abrange o recebimento e devoluções, a logística de armazém, as integrações de software de terceiros e fornecerá indicadores de previsão e relatórios.

Armazenamento e Estoque

O gerenciamento e a modelagem das instalações e estantes de armazenamento físico, serão tratados pelo sistema de inventário do seu armazém.

Normalmente, este é um local onde o WMS pode melhorar significativamente a eficiência e proporcionar a economia de custos.

Por exemplo, otimizar seu depósito pode incluir processos, como agrupar produtos que vendem juntos fisicamente próximos uns dos outros, ou colocar seus itens com mais saída, perto da área de entrega para acelerar o processo de coleta, embalagem e envio aos clientes.

Recebimentos e Devoluções

O WMS registrará o recebimento de estoque e devoluções em um depósito. Um WMS eficiente ajuda as empresas a cortar despesas, minimizando o número de produtos desnecessários no armazenamento.

Da mesma forma, um WMS auxilia na prevenção de falta de estoque e vendas excessivas, mantendo quantidades precisas em tempo real.

Nesse sentido, um dos principais objetivos do sistema é manter o equilíbrio adequado do estoque.

Separação e Embalagem

Quando um pedido chega, ele deve ser retirado com rapidez e precisão de seu local de armazenamento para corresponder ao pedido de um cliente.

O WMS deve gerar listas de coleta para cada selecionador para recuperar os itens da maneira mais eficiente.

A partir daí, um empacotador colocará os itens de forma segura em uma caixa, palete ou contêiner de transporte e etiqueta de envio.

Envio e Rastreio

Com base nas opções de entrega e serviços de envio que você oferece aos clientes, as transportadoras coletarão os pedidos do depósito para enviar para o destino.

Depois que o pedido for enviado, o WMS deve enviar automaticamente as informações de rastreamento de pedidos, para que os clientes possam rastrear os mesmos.

Acompanhamento de Inventário

O WMS geralmente vem com sistemas avançados de rastreamento de estoque, como o RFID, por exemplo.

Os scanners de código de barras também são inclusões comuns que permitem aos usuários localizar rapidamente mercadorias para expedição.

O software é capaz de rastrear números de série, datas de validade e outras informações cruciais de estoque. A visibilidade adicional vem com vários benefícios que podem ajudar a identificar rapidamente possíveis problemas.

Relatórios e Previsões

O rastreamento de locais de produtos e armazenamento é outro recurso importante do software de gerenciamento de armazém. Isso permite otimizar seu estoque e maximizar o espaço do seu armazém.

O sistema não apenas rastreia onde o inventário está, mas também pode fornecer registros que resumem a integridade do estoque.

Esses relatórios indicam a rapidez e a precisão do seu atendimento, levando a decisões baseadas em dados.

Os relatórios gerados pelo sistema de gerenciamento de estoque também mostram quais itens estão vendendo melhor ou mais rapidamente, preços ideais e níveis de estoque, dados históricos, entre outros.

Principais benefícios de um WMS

Automação de processos

A princípio, tudo o que envolve o gerenciamento do armazém leva muito tempo, quando feito manualmente.

Em armazéns convencionais, a coleta de dados para planejamento e análises é em grande parte manual, bem como, orientada a planilhas.

É fácil cometer erros ao realizar qualquer uma dessas tarefas sem o auxílio de um sistema, leitores de código de barras e/ou outras ferramentas.

Nesse sentido, podemos dizer principal benefício do WMS é a automação de todos esses processos, para reduzir os fluxos de trabalhos manuais.

Por exemplo, o preenchimento dos dados de um romaneio de carga realizado de forma automatizada é feito em poucos minutos.

Ao manter tudo automatizado, você evita contagens demoradas, seus registros serão muito mais precisos e você saberá onde tudo deve estar dentro do depósito.

Redução de Custos

Os recursos do WMS também podem ajudar a reduzir as despesas de várias maneiras diferentes.

Garantir que o espaço do armazém esteja efetivamente em uso, pode evitar despesas adicionais decorrentes do excesso de estoque.

Com a ajuda do software, os locais de estoque no armazém podem ser otimizados para tornar as tarefas de separação e expedição mais eficientes.

Com o tempo, essas mudanças podem resultar em economias consideráveis ​​nos custos e fazer com que as operações do dia a dia funcionem sem problemas.

Melhoria Contínua

Implementar o sistema em fases, permite melhorias contínuas dos recursos de forma consistente, mantendo o armazém eficiente, à medida que acompanha as mudanças atuais.

Isso também permite que o armazém incorpore novos processos, bem como, inovações ao longo do tempo.

Enfim, se o sistema for baseado em nuvem, ele será atualizado instantaneamente, reduzindo a necessidade de grandes equipes de TI.

Segurança e Satisfação dos Clientes

Com a visibilidade dos níveis de estoque precisos e em tempo real, permite que a empresa estime o fornecimento com mais segurança e evite pedidos em atraso, o que aumenta a satisfação dos clientes.

O sistema aliado à tecnologia RFID ou outros métodos de rastreamento, garante a visibilidade no local e reduz as situações de perdas, esquecimento ou extravio de estoque no armazém.

O WMS funcionando em conjunto com o ERP, fornece demanda às funções de previsão, compartilhando informações precisas sobre o desempenho de determinados produtos.

A demanda e a sazonalidade do produto são refletidas à medida que os itens são negociados e as informações comunicadas.

Portanto, com essas informações, os planejadores podem tomar decisões confiáveis ​​sobre quais produtos ajustar para a empresa aumentar a receita ou mitigar as perdas.

Medição de Produtividade

Acima de tudo, uma operação normal de armazenamento tem que levar em conta algumas despesas quando se trata de gerenciamento de mão de obra. Operações maiores com vários armazéns sofrem ainda mais quando se trata desses custos.

Com as ferramentas, as empresas podem acessar dados em tempo real sobre cada funcionário do armazém. Esse tipo de visibilidade da cadeia de suprimentos é bastante valioso, pois permite monitorar o desempenho da força de trabalho.

Isso ajuda a gerenciar melhor toda a força de trabalho. Com os dados em mãos, os gerentes de armazém podem começar a revisar a eficiência de sua força de trabalho.

Dessa forma, à medida que a produtividade de sua equipe ou equipes aumenta, a eficiência de seus processos de armazenamento aumentará.

Com uma solução WMS é fácil acompanhar as métricas dos funcionários e impulsionadores de eficiência tornam-se simples de implementar.

Por exemplo, dar incentivos salariais aos funcionários para maximizar sua eficiência é uma maneira positiva de estimular o aumento da produtividade.

Integração com outros softwares

O WMS pode se beneficiar muito da integração com o ERP (Sistema de Gestão Empresarial). Eles são projetados para centralizar todo o fluxo de negócios, o que significa que podem ajudá-lo a gerenciar os pedidos.

O ERP se comunica com o WMS e conduz o processo de atendimento, transmitindo os detalhes específicos de cada pedido. Em troca, o WMS retorna o status em tempo real do pedido e fornece dados úteis.

Por fim, o WMS também pode ser integrado a um Sistema de Gerenciamento de Transporte (TMS). Essas soluções se complementam, pois o TMS pode ajudá-lo a otimizar o transporte desde que os pedidos tenham saído do armazém até o destino.

O Sistema WMS da PDA é uma solução completa!

Sistema WMS da PDA possui integração com os principais softwares de ERP do mercado e funcionalidades que podem ser personalizadas para as suas necessidades.

Além disso, você tem a Gestão de Armazém, a Gestão de Inventário e a Gestão de Loja, unificados em uma única interface, permitindo uma gestão visual completa da sua cadeia de suprimentos.

Entre em contato com nossos consultores especializados para saber mais!

• PDA Soluções •
Telefone: 11 2093-3327
E-mail: contato@pdasolucoes.com.br
LinkedIn | Instagram |  Facebook

Leia mais
Otimize os custos logísticos da sua empresa

Otimize os custos logísticos da sua empresa

Os custos logísticos são a soma de todos os gastos realizados para disponibilizar um bem ou serviço ao mercado, principalmente ao consumidor final. Um dos erros mais comuns cometidos pelas empresas é desconsiderar as operações logísticas como parte das decisões...

O que é previsão de estoque?

O que é previsão de estoque?

A previsão de estoque é um método usado para prever os níveis de estoque para um período de tempo futuro. Ela também ajuda a acompanhar as vendas e a demanda para que você possa gerenciar melhor seus pedidos de compra. É uma ótima ferramenta de gestão de estoque...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.