O que é o inventário parcial de estoque

por | set 22, 2022 | Inventario | 0 Comentários

O inventário parcial envolve a verificação dos níveis de estoque, em uma pequena seção de seu inventário, geralmente separada por uma determinada mercadoria, marca, tipo ou itens de um fornecedor específico.

Por exemplo, alguns estabelecimentos fazem um inventário completo uma vez por mês, mas fazem um inventário parcial de seus produtos, principalmente os de alto volume, uma vez por semana (ou diariamente) para ajudá-los a saber o que pedir aos fornecedores. 

Essa prática ajuda a evitar a ruptura de estoque, já que, com um maior controle dos itens, a chance de desabastecimento diminui consideravelmente.

A conclusão regular do inventário parcial, também garante que sua contagem de inventário de fim de ano, seja mais fácil de realizar e com menos divergências.

Quando fazer um inventário parcial

Idealmente, o inventário parcial deve ocorrer quando as operações cessam no final do dia ou antes de começarem. Se você precisar fazer seu inventário enquanto as operações estão em andamento, você deve ter um sistema para contabilizar mercadorias recém-chegadas ou itens selecionados para remessa.

Por outro lado, muitos varejistas completam o inventário parcial durante o horário normal de funcionamento, para ajudar a manter o estoque da loja preciso.

Você pode até executar várias contagens parciais ao mesmo tempo, apenas certifique-se de não ter o mesmo produto em mais de uma contagem.

Recomendamos agendar regularmente o inventário parcial ao longo do ano. Como você pode agendar com antecedência, pode escaloná-los facilmente para garantir a cobertura total de seu estoque a cada trimestre, por exemplo.

Prepare e organize o seu estoque

Você pode ter um ótimo sistema no papel, mas sem dúvidas, ao adotar o máximo de tecnologia possível, você conseguirá implementar a tarefa com sucesso.

Embora a contagem manual seja uma opção, ela é lenta e passível de erros. Em vez disso, opte por leitores de códigos de barras ou coletores de dados RFID, para contagens mais rápidas e precisas.

Facilite para a sua equipe ver fisicamente e contar o número de itens que você tem. Isso significa que os itens devem estar nas prateleiras ou recipientes certos.

Reserve um tempo para organizar o seu estoque. Verifique se os produtos não estão fora do lugar e que áreas, caixas ou acessórios importantes estejam devidamente rotulados.

Descarte todos os itens defeituosos e obsoletos antes da contagem, para acelerar o processo de inventário.

Cada negócio terá um processo diferente para realizar a contagem, mas, recomendamos alguns pontos de atenção, por exemplo:

  • Verificar seus leitores de código de barras para ter certeza de que estão funcionando perfeitamente;
  • Arrumar todas as áreas que você contará, incluindo localizar itens em espera;
  • Virar todas as etiquetas com o lado do código de barras para fora, para facilitar a digitalização;
  • Imprimir novas etiquetas para os produtos, caso necessário.

Realizando o inventário parcial

Primordialmente, após a organização do seu estoque, elabore uma lista de produtos que você está avaliando e divida-a entre sua equipe. Por exemplo, um funcionário pode fazer o levantamento de vinhos, outra de sucos e assim por diante.

Dessa forma, com uma lista predeterminada a seguir, nada é contado duas vezes.

Também crie uma lista de itens excluídos, no caso de uma mesma marca ou fornecedor, para evitar erros no inventário, por exemplo, os itens excluídos podem ser: 

  • Itens já contados em um ciclo de inventário recente;
  • Produtos que foram vendidos e estão esperando para serem retirados;
  • Mercadorias que ainda não estão à venda.

Por fim, para diminuir as chances de sua equipe contar acidentalmente esses itens, vale a pena colocá-los em um local separado.

Dicas finais de contagem

  • Feche todas as transações antes de contar;
  • Varie sua programação de contagem para evitar que os funcionários manipulem o sistema;
  • Considere a sazonalidade das categorias para que você conte os produtos quando eles estiverem em demanda, evitando discrepâncias e rupturas.

Automatize o seu inventário com a PDA

Usar a automação em seu processo melhora a precisão de seus resultados. A automação também reduz os custos de mão de obra, aumenta a produtividade, fornece confiança em seus níveis de estoque e permite visibilidade em tempo real à medida que seu estoque muda.

Ao substituir planilhas do Excel ou outros sistemas manuais de controle de estoque pelo nosso Sistema de Inventário você mantém contagens de estoque precisas, reduz erros e evita entradas manuais demoradas de itens, pedidos de separação e recebimento de estoque.

Entre em contato com os nossos especialistas, eles irão oferecer soluções abrangentes e personalizadas para o seu negócio.

• PDA Soluções •
Telefone: 11 2093-3327
E-mail: contato@pdasolucoes.com.br
LinkedIn | Instagram |  Facebook

Leia mais