Como implementar a etiqueta RFID em sua gestão de estoque

por | mar 23, 2023 | RFID | 0 Comentários

A etiqueta RFID (Radio Frequency Identification) é uma tecnologia que permite a identificação e rastreamento de produtos por meio de ondas de rádio, sem a necessidade de contato direto entre etiqueta e leitor. Para entender melhor como ela funciona, leia este artigo onde falamos tudo que você precisa saber sobre a tecnologia RFID.

             Sua implantação traz diversos benefícios para a gestão do estoque, como, por exemplo, redução de erros de inventário, melhoria na precisão das informações sobre o estoque e aumento considerável na eficiência das operações.

             Antes de tratarmos sobre a implantação propriamente dita, falaremos um pouco mais sobre os impactos positivos das etiquetas RFID na cadeia logística com foco em armazenamento.

 Etiqueta RFID na gestão do estoque

É possível afirmar que a estratégia de gestão e controle de estoques utilizando as etiquetas RFID é a maneira mais inovadora de controle de itens que existe atualmente. Afinal de contas, todo o processo ganha muito mais confiabilidade e eficiência quando se utiliza as tags inteligentes.

             Podemos definir, então, que os principais aspectos positivos desta tecnologia é a possibilidade de garantir, durante todo o processo logístico, a acurácia dos dados em relação ao armazenamento de produtos e a redução de custos em relação a rastreabilidade e movimentação de mercadorias.

Além destes, podemos citar outras vantagens, como:

  • Coleta de grande quantidade de dados, de maneira simultânea e automática;
  • Permite controle de mercadorias reduzindo a ruptura de estoque;
  • Segurança otimizada, devido à dificuldade em violar dados armazenados nas tags ou etiquetas.

Como implantar a etiqueta RFID?

Para a implantação das etiquetas RFID em sua gestão de estoque alguns passos são necessários, para que seja feito da maneira correta, potencializando suas funcionalidades:

Defina o objetivo da implantação

Determine quais são os objetivos que a etiqueta RFID deve alcançar em sua gestão de estoque. Por exemplo: redução de erros, maior precisão na contagem de inventário e aumento na eficiência das operações logísticas de movimentação.

Escolha as etiquetas e os leitores

Considere as especificações técnicas, o alcance de leitura e a compatibilidade com o sistema WMS utilizado em sua empresa, na hora de escolher os leitores e as etiquetas RFID.

Implante a tecnologia

Com objetivos definidos e equipamentos adquiridos, é hora de implantar a tecnologia. Instale os leitores em locais estratégicos de seu armazém ou depósito e aplique as etiquetas RFID nos produtos. Certifique-se de que ambos (leitores e etiquetas) estão configurados corretamente e os dados sendo devidamente apresentados nos sistemas.

Integre com o sistema de gestão de estoque

Integre a tecnologia RFID com seu sistema de gestão de estoque para as informações serem atualizadas em tempo real. Apresente a tecnologia e faça treinamentos com a equipe para que todos possam interpretar corretamente as informações obtidas pelos leitores.

Monitore os resultados

Monitore os resultados da etiqueta RFID no gerenciamento de estoque da empresa. Avalie se os objetivos (que foram identificados no início) foram alcançados e os benefícios esperados obtidos.

A PDA tem a solução ideal para implementar a etiqueta RFID em seu estoque.

É bom lembrar que a implantação da tecnologia RFID requer investimento em tempo, recursos e treinamento, mas é benéfico para a gestão de estoque da sua empresa.

Conheça mais sobre RFID e as soluções da PDA para otimizar processos em seu negócio.

Leia mais