A reposição de estoque como uma estratégia lucrativa

por | nov 25, 2022 | Estoque | 0 Comentários

A reposição de estoque é o processo de mover produtos e matérias-primas ao longo da cadeia de suprimentos para garantir que os níveis de estoque sejam suficientes para atender à demanda.

Uma reposição de estoque eficaz, garante que as taxas de atendimento de pedidos possam ser alcançadas, mantendo os custos de manutenção de estoque sob controle.

Por que a reposição de estoque é uma estratégia primordial?

Qualquer empresa precisa evitar falta de estoque e pedidos pendentes, pois ambos podem ser muito caros.

Para os fabricantes, a falta de matéria-prima pode levar a atrasos na produção, enquanto atacadistas e varejistas podem sofrer uma queda de curto prazo nas vendas e problemas de longo prazo com o desgaste do cliente.

Por outro lado, manter muito estoque leva a custos excessivos de manutenção que podem minar as margens de lucro, enquanto amarrar dinheiro em estoque, pode levar à problemas de fluxo de caixa.

As empresas lucrativas são bem versadas no gerenciamento desse ato de balanço de estoque, tendo políticas de reposição de estoque bem executadas, que garantem que os itens sejam reordenados nas quantidades certa, bem como no momento certo, para atender à demanda real do cliente.

Estratégias para a reposição de estoque eficiente

Cada empresa tem objetivos, necessidades, limitações e desafios únicos quando se trata de reabastecer o estoque. Pode ser difícil padronizar algo que tem tanta variabilidade.

Para garantir que sua empresa sempre consiga reabastecer seu estoque conforme necessário, recomendamos as seguintes práticas:

1. Avalie e reavalie sua previsão

Inclua todas as partes nesta discussão, desde seus planejadores até sua equipe de vendas, seu gerente de depósito, seus fornecedores e clientes de longo prazo, por exemplo.

Certifique-se de que todas as partes tenham suas próprias previsões prontas, antes da reunião e compare esses números com os fatores específicos que afetam o plano de reabastecimento de sua empresa.

Por fim, elabore um plano realista para executar se e quando seu plano de reposição atual e/ou de previsão falhar.

2. Estratégias eficazes de nível de estoque

As estratégias de nível de estoque variam de acordo com o tamanho e a especialidade do negócio, o que significa que a sua deve ser feita sob medida para atender às necessidades de seu estoque e cadeia de suprimentos.

Se você está começando do zero quando se trata de estratégia, tenha em mente que todas as partes envolvidas, estão cientes de suas metas, só então que você pode discutir suas estratégias de nível de estoque em termos de dados concretos.

3. Crie uma melhor visibilidade

Faça as devidas ações para garantir que toda a sua cadeia de suprimentos esteja informada, quando se trata de mudanças nos níveis de estoque, bem como, abra espaço para informações adicionais, que detalham os tempos de embarque em sua frota.

Quando se trata de reposição de estoque, muitos dos desafios dizem respeito à comunicação, organização e previsão competente portanto, seja flexível e realista sobre seus números para que sua empresa nunca tenha que lidar com falta ou excesso de estoque.

4. Determine prazos de entrega precisos

O prazo de entrega refere-se à rapidez com que o pedido pode ser atendido. Essa prática ajuda as empresas a entender a frequência certa de reposição para evitar a escassez.

Isso é extremamente importante, especialmente para os varejistas que usam estratégias de reposição de última hora, como recarga ou estratégia de ponto de reabastecimento.

5. Monitorar e medir o desempenho dos fornecedores

As empresas devem acompanhar o desempenho do fornecedor para um gerenciamento ideal do fornecedor. Deve haver indicadores claros e tangíveis implementados, que possam ser quantificados e monitorados, como estoque ou pedido total ausente ou quebrado, prazos de entrega e entrega atrasada, instâncias de estoque indisponível e assim por diante.

Um cronograma deve ser definido para avaliar o desempenho do fornecedor, e as entregas reais são então comparadas com os indicadores definidos.

6. Utilizar um software de gerenciamento de estoque

Uma empresa menor pode gerenciar seu estoque manualmente em planilhas. Elas podem usar uma estratégia periódica para gerenciar o reabastecimento.

No entanto, com cada canal adicional, localização e até mesmo indicadores, a complexidade do gerenciamento de estoque cresce exponencialmente.

Utilizar um software de gerenciamento de estoque, permite que as empresas identifiquem e se ajustem rapidamente às necessidades e oportunidades de reabastecimento.

Além disso, elas podem aproveitar o reabastecimento entre lojas e o balanceamento de estoque.

7. Crie uma política de reposição eficiente

Políticas inadequadas de reposição de estoque podem levar a um excesso de estoque com pouca demanda associada.

Com o passar do tempo, isso pode se tornar obsoleto e pode precisar ser vendido a preços com grandes descontos ou até mesmo amortizado como um mau investimento.

Como isso geralmente afeta a lucratividade, é aconselhável agir antes que o estoque atinja a obsolescência. Aqui estão duas maneiras de fazer isso:

  1. Entenda a saúde do seu estoque. Identifique o estoque saudável (que tem demanda), estoque em excesso (onde você tem mais estoque do que o necessário) e estoque obsoleto (que não tem demanda). Você pode encontrar maneiras de reduzir o excesso de estoque, como ajustar seus pontos de reabastecimento, reduzir as quantidades de reabastecimento ou usar campanhas de marketing e criar kits para aumentar a demanda.
  2. Se você mantiver o estoque em vários locais, deverá ter visibilidade do nível de estoque de cada indicador discriminado para cada local. Com esse insight, você pode redistribuir itens em sua empresa. Por exemplo, você pode perceber que alguns locais têm excesso de estoque de determinados produtos, mas outros têm escassez. Ao redistribuir os itens para locais com maior demanda, você pode reduzir seus níveis de estoque em excesso e liberar capital de giro.

Benefícios de uma estratégia eficaz de reposição de estoque

Uma política eficaz de reposição de estoque, trará benefícios como, por exemplo:

  • Garantir uma previsão de demanda precisa;
  • Gerenciar os tempos de entrega variáveis ​​do fornecedor;
  • Manter estoque de segurança;
  • Trabalhar com quantidades mínimas/máximas de nível de pedido;
  • Evite faltas de estoque e pedidos pendentes;
  • Evitar níveis excessivos de estoque e a obsolescência.

As soluções PDA otimizam a sua reposição de estoque

Nossa experiência e expertise em gestão de estoque, nos permite entregar soluções sob medida para nossos clientes e parceiros.

As soluções PDA permitem a identificação e o ajuste rápido às necessidades e oportunidades de reabastecimento. Além disso, permite a visualização da reposição entre lojas e o balanço de estoque.

Nosso sistema ainda fornece o monitoramento de quem executa a reposição de estoque, otimizando, medindo e obtendo indicadores chave de performance.

Por fim, entre em contato e agende uma demonstração com um de nossos especialistas, através dos contatos abaixo!

• PDA Soluções •
Telefone: 11 2093-3327
E-mail: contato@pdasolucoes.com.br
LinkedIn | Instagram |  Facebook

Leia mais