Conheça os principais indicadores de inventário

por | out 19, 2022 | Inventario | 0 Comentários

Os indicadores de inventário são métricas que ajudam você a monitorar, medir, assim como, avaliar o desempenho da sua operação.

Os indicadores visam fornecer algumas chaves para otimizar seus processos e melhorá-los. Eles se concentram em uma área e objetivos específicos para identificar tendências, bem como, os pontos fracos da sua operação.

Nesse sentido, você obtém os dados necessários para tomar decisões estratégicas e mais bem informadas que impactarão positivamente seus negócios.

15 principais indicadores de inventário

Os indicadores de inventário podem ser comuns a diferentes setores, e não é surpresa que você possa identificar um como um indicador de logística, mas também vê-lo listado como um indicador de varejo, por exemplo.

Ao fornecer marcos claros para atingir a cada semana, mês, trimestre ou ano, eles ajudam muito a eliminar as suposições, bem como, ajudam a conduzir os comportamentos, estratégias e decisões mais eficazes.

Entre outros benefícios, os indicadores ajudam a melhorar as entregas no prazo, reduzir custos operacionais, aumentar a satisfação do cliente, assim como, otimizar o transporte.

Enfim, vamos conhecer os 15 principais indicadores de inventário e suas respectivas fórmulas de cálculos:

1. Giro de estoque

O giro de estoque mede a frequência com que os produtos são vendidos e substituídos ao longo de um período. Geralmente é medido ao longo do ano, mas também pode ser útil analisá-lo em um espaço menor de tempo.

Uma alta rotatividade indica que os produtos estão saindo das prateleiras rapidamente e as vendas estão em alta.

  • Fórmula: Taxa de giro do estoque = custo das mercadorias vendidas / estoque médio

2. Taxa de vendas

A taxa de vendas demonstra a eficiência da sua cadeia de suprimentos.

  • Fórmula: Taxa de vendas = (# unidades vendidas / # unidades recebidas) x 100

3. Falta de estoque

A falta de estoque é uma métrica importante para entender com que frequência o estoque fica indisponível quando um cliente faz um pedido.

  • Fórmula: Falta de estoque = (# itens fora de estoque / # itens enviados) x 100

4. Taxa de pedidos pendentes

Assim como a falta de estoque, sua taxa de pedidos pendentes indica a porcentagem de pedidos que você não tem estoque para atender. Contudo, a diferença aqui é que os produtos pendentes têm uma data de chegada determinada e o cliente receberá seu pedido.

  • Fórmula: Taxa de pedidos pendentes = (# pedidos atrasados ​​devido a pedidos pendentes / total de # pedidos colocados) x 100

5. Prazo médio de entrega

O prazo médio de entrega indica quanto tempo levará para um cliente receber um produto, depois de encomendá-lo.

  • Fórmula: Prazo médio de entrega = tempo de processamento do pedido + prazo de produção + prazo de entrega

6. Nível de serviço

O nível de serviço informa quantos clientes não sofrem rupturas de estoque. Essa métrica pode ajudá-lo a encontrar o equilíbrio certo entre os custos de estoque em excesso (à medida que você armazena mais para atender à demanda) e os custos de falta de estoque.

  • Fórmula: Nível de serviço = (# pedidos entregues / # pedidos recebidos) x 100

7. Tempo de recebimento

O tempo de recebimento mede a eficiência do seu processo de recebimento de estoque – quanto tempo leva a equipe para trazer e preparar novo estoque.

  • Fórmula: Tempo de recebimento = tempo para validar o estoque + tempo para registrar o estoque + tempo para armazenar o estoque

8. Precisão de Picking (separação)

A precisão do picking mostra quantos pedidos são separados corretamente pela equipe do seu armazém. Ao ajustar seus processos de separação, lembre-se de que melhorar a precisão pode diminuir o rendimento.

  • Fórmula: Precisão de picking = 100 * separação sem erros / total de separação

9. Tempo de ciclo do pedido

O tempo de ciclo do pedido é o tempo médio que leva para atender um pedido do cliente. Ele mostra o quão bem você atende à demanda, incluindo eficiência de atendimento, envio e entrega.

  • Fórmula: Tempo de ciclo do pedido = (tempo que o cliente recebeu o pedido – tempo que o cliente fez o pedido) / # total de pedidos enviados

10. Estoque médio

O estoque médio é a quantidade de estoque disponível em qualquer momento, portanto, o objetivo é manter essa métrica consistente ao longo do ano.

  • Fórmula: Estoque médio = (estoque inicial + estoque final) / 2

11. Manutenção de estoque

Seu custo de manutenção de estoque demonstra o custo total associado à manutenção de estoque em seu depósito e inclui aluguel, manutenção de armazém, perdas, roubos, bem como obsolescência. Quanto mais estoque você mantiver em estoque, maiores serão seus custos de manutenção, principalmente se for estoque de movimento lento.

  • Fórmula: Custo de manutenção de estoque = [(custos de serviço de estoque + custos de risco de estoque + custo de capital + custo de armazenamento) / valor total do estoque] x 100

12. Precisão de estoque disponível

A precisão do estoque disponível é a diferença entre o número de itens em seu sistema de estoque e a contagem física. As discrepâncias podem ser devido a roubo, quebra, fraude, assim como, a perda e é importante observar as principais mudanças nessa métrica e investigar o mais rápido possível.

  • Fórmula: Precisão do inventário disponível = (# itens contados que correspondem ao registro / # itens contados) x 100

13. Estoque parado ou vencido

Estoque parado é o item que você tem em estoque que não está sendo vendido aos clientes. O estoque vencido é semelhante, mas para itens perecíveis que não são vendidos porque expiraram (como alimentos). O ideal é manter esse estoque abaixo de 30% para se manter competitivo.

  • Fórmula: Estoque parado ou vencido = (quantidade de estoque não vendável / quantidade de estoque disponível) x 100

14. Taxa de devolução

O rastreamento da taxa de devolução por cliente e produto pode oferecer informações sobre a satisfação do cliente, bem como, medir seu custo com as devoluções.

  • Fórmula: Taxa de devolução = valor do produto devolvido / total de vendas

15. Valor médio do pedido

Essa é uma métrica importante para acompanhar à medida em que você diversifica em vários canais de vendas. Por exemplo, o valor médio do seu pedido de comércio eletrônico é maior ou menor do que as vendas diretas? Comparar os valores pode ajudá-lo a ajustar seus esforços de vendas adequadamente.

  • Fórmula: Valor médio do pedido = receita total / número de pedidos

Dicas para gerenciar os indicadores de inventário

Algumas dicas para ajudar você a gerir os indicadores que você escolheu nesta lista:

  • Ao definir metas para seus indicadores, verifique se elas estão ao seu alcance;
  • Avalie seus processos para garantir que eles suportem suas metas;
  • Revise as metas para os indicadores;
  • Crie um painel para acompanhar o desempenho;
  • Certifique-se de ter dados precisos e confiáveis;
  • Um bom sistema de inventário, lhe auxilia a fazer as melhorias necessárias em seus processos.

A PDA fornece visibilidade aos indicadores de inventário

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Com nosso sistema você visualiza rapidamente seu nível de estoque, pedidos excedentes, falta de produtos e possíveis rupturas de estoque, por exemplo.

Os indicadores de inventário em tempo real, permitem compilar e analisar dados essenciais, incluindo transações por local ou armazém, níveis de estoque ou histórico de pedidos de compra de clientes individuais.

Além disso, automatizar todo o seu processo de inventário aumenta a produtividade e fornece confiança em seus níveis de estoque.

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