Soluções tecnológicas para o varejo

por | mar 18, 2022 | Varejo | 0 Comentários

As soluções tecnológicas para o varejo ajudam a equilibrar os sortimentos de estoque, gerenciar pedidos e acompanhar preços, bem como, reduzir filas e evitar perdas.

O papel da tecnologia no setor de varejo afeta quase todos os aspectos dos negócios, tanto para o comércio eletrônico quanto para lojas físicas.

Por exemplo, o software de gerenciamento de estoque de varejo e outras ferramentas de TI ajudam as operações de negócios “nos bastidores”, orientando os processos da cadeia de suprimentos usando análises de dados.

As soluções tecnológicas para o varejo podem facilitar o marketing, auxiliar nas vendas e ajudar os varejistas a processar pagamentos com eficiência.

Embora não haja uma solução mágica, implementar as soluções tecnológicas para varejo, vai agilizar suas operações, reduzir erro humano e melhorar a experiência do cliente.

Como as soluções tecnológicas para o varejo melhoram o seu negócio

Velocidade, agilidade e eficiência são esperadas dos negócios de varejo. Nesse sentido, os varejistas devem investir em um sistema eletrônico de controle de estoque, um banco de dados central, um sistema de ponto de venda e um sistema automatizado de previsão estatística.

Essas ferramentas não reduzem simplesmente suas despesas gerais e melhoram seu planejamento. Elas se tornaram ferramentas essenciais que podem fornecer uma vantagem competitiva para prosperar e crescer no mercado.

Dessa forma, vamos conhecer as principais soluções tecnológicas para o varejo e os benefícios para o seu negócio!

Sistema de controle de estoque

Um sistema de controle de estoque é hoje uma ferramenta básica para a gestão do varejo. Ele permite que você saiba quais mercadorias você tem em mãos e encomendadas, e quantas de cada item você recebeu e vendeu.

Uma vez configurados, esses sistemas atualizam automaticamente seu banco de dados quando os produtos são vendidos ou são movidos de um local para outro, como de um depósito para uma loja, por exemplo.

Ele também fornece uma variedade de ferramentas instantâneas de análise de dados para acompanhar seus negócios.

Uma vez on-line, todos os aspectos do desempenho de suas lojas estão ao seu alcance. Selecione e visualize produtos por custo, preço, margem, primeira ou última data de venda, data de recebimento ou códigos. Rapidamente você pode criar novas categorias com subcategorias.

Realize compras com eficiência

O controle eletrônico de estoque pode eliminar pedidos excessivos e compras insuficientes, consultando o histórico de vendas de cada loja para calcular os níveis ideais de estoque para cada item.

Você informa ao sistema quantos dias de fornecimento você prefere – que você pode modificar, por exemplo, de acordo com a estação – e o sistema analisará os padrões de vendas anteriores para determinar quando você precisa fazer um novo pedido.

Seu sistema também pode realizar cálculos “abertos para comprar” que informam quanto gastar em determinadas categorias de lojas para obter o máximo retorno.

O sistema leva em consideração os ciclos de vendas anteriores, como variações sazonais. Você também pode consultar o sistema para determinar qual deve ser o pedido se as vendas aumentarem ou diminuírem.

Além disso, essas informações mostram:

  • Quanto você deve investir mês a mês;
  • Quanto você precisa encomendar para acompanhar as vendas esperadas sem exagerar e amarrar o seu capital;
  • Como a mercadoria continua fluindo para a loja;
  • Quais itens são “quentes” e quais não são e seus fabricantes;
  • Quais são as lojas que mais vendem e qual é sua melhor equipe de vendas.

Verifique a precificação e acompanhe suas margens

Roubos internos e erros de preços podem consumir cerca de 4% do estoque de varejo. Um terminal portátil oferece velocidade e precisão muito maiores do que as contagens manuais.

A solução sinaliza imediatamente as discrepâncias com os níveis de estoque registrados e verifica a precificação, facilitando a detecção de erros nos preços, bem como, a falta de mercadorias no local.

O sistema pode sugerir preços e descontos dentro de seus parâmetros predefinidos e/ou rastrear suas margens com base nos preços inseridos, além disso, também garantirá que você esteja sempre ciente das margens brutas.

Mesmo com ofertas de preços especiais, você nunca perde o controle de suas margens. Por exemplo, você pode estabelecer preços diferentes para lojas e para clientes preferenciais ou grandes compradores.

Você também pode pré-definir remarcações para final de temporada ou outras vendas. O sistema continua a acompanhar a margem bruta, incluindo os efeitos das remarcações e preços preferenciais.

Análise preditiva

Os sistemas automatizados de previsão estatística criam uma previsão de demanda muito mais calculada e precisa.

Dados de vendas anteriores, previsões e pedidos futuros estão todos no sistema, como resultado, previsões mais precisas podem ser feitas com base na totalidade dessas informações.

Os sistemas de previsão podem chegar à área de trabalho de cada gerente de linha, trazendo informações de toda a cadeia para o processo por meio de aplicativos interativos. As previsões podem ser ajustadas ainda mais, levando em consideração todos os aspectos.

A automação dos processos de inventário cria eficiência em toda a sua cadeia de suprimentos, ajudando a liberar capital para o crescimento dos negócios.

Adote um relacionamento just-in-time com os fornecedores

As ferramentas de previsão trabalham em conjunto com um banco de dados central, controle de estoque e sistemas de vendas para vincular as compras mais de perto à demanda real do cliente.

Ao combinar tecnologias de previsão, você pode reduzir o tempo entre a entrega e a venda para reduzir custos, bem como, melhorar a lucratividade.

Como resultado, você tem uma oportunidade de adotar um relacionamento just-in-time com os fornecedores.

Melhore a satisfação do seu cliente

Seus clientes esperam que você possa dizer a eles se tem um produto em estoque ou sob encomenda, eles não querem esperar enquanto você anda pelo depósito ou liga para o depósito.

Ter um sistema de inventário eletrônico permite que você responda às perguntas dos clientes com apenas algumas teclas. Você também pode verificar o estoque mantido por diferentes lojas se tiver vários locais.

Por fim, ao criar uma experiência de tecnologia superior em suas lojas, você pode melhorar a satisfação do cliente antes, durante e após a venda.

Tendências de soluções tecnológicas para o varejo

Ao compreender as tendências tecnológicas e incorporá-las, os varejistas podem aprimorar a experiência de compra dos clientes, como veremos a seguir.

  • Análise de dados na gestão de negócios de varejo – Suas lojas têm uma riqueza de dados à sua disposição. Coletá-los, classificá-los e analisá-los pode ajudar em todas as etapas da cadeia de suprimentos a reduzir custos e melhorar a eficiência, bem como, pode ajudar a oferecer uma experiência superior e personalizada ao cliente.
  • Software de gerenciamento de estoque de varejo – A melhor tecnologia de varejo melhorará os processos da cadeia de suprimentos, ajudando a permitir economia de custos e entrega just-in-time.
  • Prateleiras incorporadas com sensores O gerenciamento de estoque de varejo muda drasticamente com a automação, sensores embutidos nas prateleiras podem enviar relatórios automáticos em tempo real aos compradores para que eles possam reabastecer o estoque antes que a mercadoria acabe.
  • Tecnologia de realidade virtual e realidade aumentada para aprimorar a experiência de compra na loja – Seja testando um carro ou experimentando uma camisa, a tecnologia de realidade virtual e de realidade aumentada podem ser decisivas e mudar a maneira como as pessoas compram.
  • Motores de recomendação – Crie uma experiência de compra mais personalizada na loja ou por meio do dispositivo móvel do cliente coletando dados, analisando o comportamento anterior e usando modelagem semelhante para fornecer recomendações de produtos mais relevantes.
  • Experiências na loja criadas a partir das tendências digitais no varejo – A melhor tecnologia de varejo não faz apenas previsões quando um cliente pede, ele pode criar, assim como, enviar recomendações ou experiências para os dispositivos móveis dos consumidores, dependendo de sua localização na loja.

A PDA é especialista em soluções tecnológicas para o varejo

Ao compreender os fatores tecnológicos que afetam o setor de varejo e implantar as ferramentas mais recentes para aprimorar a experiência do cliente, você criará defensores da marca apaixonados por seus produtos, bem como, pelas suas lojas.

A PDA é uma empresa de tecnologia que automatiza lojas para varejistas e marcas de todos os tamanhos. Nossas soluções são customizáveis e lhe darão uma visão em tempo real do seu negócio.

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