Controle de ruptura de estoque no varejo

por | fev 23, 2022 | Ruptura de Estoque | 0 Comentários

A ruptura de estoque no varejo está entre as experiências mais frustrantes para os clientes, tanto online, bem como, em lojas físicas.

É provável que sua empresa dependa de clientes fiéis e satisfeitos para se manter produtiva e lucrativa, por isso, quando se trata de manter os clientes satisfeitos e os negócios movimentados, satisfazer as demandas dos clientes imediatamente é absolutamente crucial.

A ruptura de estoque também cria decepção e frustração para os varejistas, pois, além da perda de vendas e receita, pode levar à perda de oportunidades de engajar os clientes e danos potenciais à marca.

Definindo a ruptura de estoque

A ruptura de estoque pode ser definida como a indisponibilidade de itens ou produtos específicos no ponto de compra (on-line ou físico) quando o cliente está pronto para comprar.

Essa indisponibilidade é mais visível no setor de bens de consumo, impactando mais rapidamente os consumidores.

Em lojas físicas, isso geralmente significa lacunas óbvias nas prateleiras. Para os clientes on-line a ruptura pode ser ainda mais frustrante, especialmente se não houver indicação de quando o item voltará ao estoque e estará disponível para compra.

Causas da ruptura de estoque

A ruptura de estoque pode ser causada por vários motivos, como por exemplo:

  • Má gestão de estoque;
  • Surtos de demanda para um item específico;
  • Contagens de inventário imprecisas;
  • Processos de previsão ruins devido à falta de dados;
  • Cálculo impreciso do estoque de segurança;
  • Ineficiência no reabastecimento do PDV;
  • Atraso de fornecedores;
  • Problemas de entrega e logística;
  • Práticas de operações de armazém deficientes.

Como a ruptura de estoque afeta o seu negócio

Primordialmente, a ruptura de estoque pode afetar significativamente a experiência de um cliente e é algo que você deve se concentrar em evitar a todo custo.

A falta de estoque cria decepção e frustração não apenas para você como empresário, mas também para o cliente que está pronto para comprar e pode precisar do seu produto rapidamente.

Em síntese, isso leva a uma perda de receita e pode prejudicar a reputação da sua marca. 

Perder o cliente para um concorrente

Pense em quanto custa atrair um único cliente para sua loja. Se você tiver um produto indisponível, não apenas verá uma grande queda, mas o cliente provavelmente comprará de um concorrente que tenha o item atualmente em estoque. E eles podem continuar comprando da concorrência novamente no futuro. 

Aproximadamente 90% dos clientes não estão dispostos a se envolver com uma loja devido a uma experiência ruim. Após uma experiência de compra ruim devido à ruptura de estoque, a chance do cliente retornar à sua loja mais tarde é pequena.

Por fim, não há dúvidas de que a ruptura de estoque pode ter um impacto enorme no potencial de crescimento dos negócios. 

Comentários negativos

As avaliações dos clientes podem trazer grandes prejuízos ao seu negócio. Se os clientes perceberem regularmente que seu produto está esgotado, eles poderão deixar comentários negativos em seu site ou em sites de avaliação de terceiros (como o Reclame Aqui, por exemplo).

Suas avaliações negativas fornecem uma vantagem para as marcas que vendem produtos semelhantes, dando-lhes informações sobre o que sua marca está entregando de forma insuficiente, para que eles capitalizem isso.

Os futuros clientes podem ver essas avaliações e perceber sua marca como não confiável.

Como prevenir a ruptura de estoque

Não existe uma abordagem perfeita quando se trata de controle adequado de estoque de comércio eletrônico e escolha do sistema de gerenciamento de estoque certo para evitar rupturas de estoque. É importante descobrir o que funcionará melhor para sua situação única e entender as diferentes estratégias disponíveis para que você possa descobrir o que funciona para o seu negócio.

Os métodos abaixo irão ajudá-lo a evitar a venda excessiva de seus produtos e se encontrar em uma situação em que você tenha que lidar com faltas de estoque e os efeitos negativos que podem surgir para o cliente.

Defina um nível padrão de estoque

Isso significa simplesmente o número mínimo de produtos que devem estar sempre disponíveis em seu estoque.

Com essa estratégia de gerenciamento de inventário, você pode reabastecer seu inventário quando o número de produtos disponíveis ficar abaixo do padrão definido.

Você poderá evitar a venda excessiva de estoque e, por sua vez, minimizar o número de clientes impactados por não ter os produtos que desejam em estoque.

Para máxima eficácia, seus alertas de estoque devem se basear principalmente na frequência dos pedidos de seus clientes, especialmente para itens de alta demanda.

Realizar auditorias regulares evita a ruptura de estoque

A auditoria de seu inventário físico pode ser demorada, mas é um aspecto importante do gerenciamento de inventário.

Envolve contar o estoque real do armazém disponível e garantir que ele corresponda ao que você listou em seu software de gerenciamento de estoque.

Existem vários métodos para fazer isso, incluindo:

  • Auditorias de inventário físico uma vez por semana, mês, trimestre ou ano;
  • Verificação pontual de certos produtos que vendem com frequência;
  • Fazer inventário especial conta com produtos propensos a erros de inventário no passado.

Utilize um software de gerenciamento de estoque

O software certo fornecerá as métricas, relatórios e atualizações em tempo real que atendem às suas necessidades, seja a necessidade de movimentar produtos não vendidos, atender a uma demanda repentina e inesperada nas vendas ou recalcular seu estoque após cometer um erro.

Relatórios precisos dos níveis de estoque são cruciais, e seu software de estoque deve mantê-lo atualizado quando você precisar.

Um dos principais objetivos do uso desses sistemas é controlar os níveis de estoque disponíveis em diferentes pontos da cadeia de suprimentos e para estabelecer alertas indicando quando certos produtos precisam ser reabastecidos.

Use etiquetas RFID

As etiquetas de identificação por radiofrequência (RFID) permitem que você rastreie facilmente todos os produtos que você armazena.

Isso torna seu processo de inventário mais rápido e eficiente e, dessa forma, você pode pesquisar e encontrar rapidamente os produtos que precisa repor.

Além disso, as etiquetas RFID permitem que você escaneie qualquer item e descubra em tempo real quanto desse item você ainda tem em estoque.

Mantenha um estoque de segurança

A manutenção de um estoque de segurança pode funcionar como uma “apólice de seguro” se ocorrer uma venda excessiva.

Se um determinado produto tiver um pico nas vendas e se esgotar rapidamente, por exemplo, um estoque de segurança pode impedir que ele fique totalmente esgotado até que você possa repor novamente.

Este método é especialmente útil se sua empresa oferece bens não perecíveis. Notavelmente, o estoque de segurança não deve ser listado como parte do estoque disponível.

Por fim, a única desvantagem dessa estratégia é que você precisará de espaço adicional onde os produtos extras serão armazenados, o que pode reduzir seus resultados.

Preveja com precisão a demanda do produto

Essa estratégia envolve a capacidade de prever com precisão a demanda por produtos. Isso pode ser um desafio, mas vale a pena o esforço.

Uma das primeiras coisas que os varejistas devem considerar ao preparar as previsões de estoque é o tempo de espera ou o tempo entre fazer um pedido de novos produtos e realmente receber esses produtos de um fornecedor.

Alguns outros fatores que devem ajudar na previsão da demanda para determinados produtos e manter um gerenciamento de estoque eficaz incluem:

  • Condições econômicas predominantes;
  • Crescimento anual do negócio;
  • Vendas realizadas no ano anterior no mesmo período;
  • Tendências de mercado em relação à popularidade do produto;
  • Como a demanda pelos produtos do seu concorrente se acumula.

O que fazer se acabar o estoque?

A princípio, os pontos acima foram sobre como evitar/prevenir rupturas de estoque. Mas o que fazer quando o produto vendido realmente estiver esgotado?

Para um varejista multicanal, mostrar uma mensagem como “Este produto está esgotado no momento” pode desanimar muitos compradores online, nesse sentido, há grandes possibilidades de que ele nunca mais volte à sua loja.

Além disso, os compradores online são sempre imediatistas, se não encontram o produto que desejam comprar, procuram outras formas de obtê-lo rapidamente.

No entanto, quando a demanda é inesperadamente alta e seus produtos online podem estar indisponíveis no site (por problemas de entrega por exemplo), mas em estoque em uma das lojas físicas, entre em contato com os visitantes online por e-mail ou outro meio e informe-os onde podem obter o produto exato em lojas físicas próximas a eles.

Nunca deixe a página do seu produto inativa (erro 404)

Você deve estar vendo anúncios em alguma mídia social ou em buscadores. Então, pense no cenário em que você se deparou com um anúncio atraente para celular e, quando clicou nele, encontrou a exibição “404 Error Page Not Found!”.

Em uma fração de segundos, você fechará essa guia. Isso em particular cria um impacto muito prejudicial em seus potenciais clientes e até mesmo no fator de classificação do Google.

Em vez disso, a solução para isso seria:

  • Mantenha a página ativa e rotule o produto como temporariamente esgotado.
  • Redirecione a página para um produto relevante (uma mensagem pós-redirecionamento ajudará na experiência do usuário).

Enfim, oferecer opções de produtos semelhantes pode ser suficiente para satisfazer o cliente e levá-lo a comprar outra coisa em vez de mostrar ‘produto indisponível no momento’.

Nunca fique sem estoque em sua loja 

Falta de estoque não significa apenas clientes decepcionados. Eles também significam oportunidades perdidas.

Nesse sentido, o gerenciamento adequado do controle e reposição é crucial para o sucesso e a lucratividade a longo prazo do seu negócio de comércio eletrônico.

Com a nossa solução completa de Controle de Rupturas de Estoque, poderá automatizar pontos de reabastecimento com auditoria de presença, visualizar contagens de estoque em tempo real, bem como, gerar relatórios sobre tendências e previsões de estoque para garantir que não haja mais a ruptura de estoque.

Por fim, usar as estratégias corretas de controle de estoque pode ajudá-lo a manter uma rotatividade de estoque saudável e manter suas prateleiras (online e offline) abastecidas com a quantidade certa de produto.

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